Vista panorâmica de Ipueira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Internacional contra Discriminação Racial.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 31 de março como o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, lembrando o massacre ocorrido nessa data na África do Sul, na cidade de Sharpeville. Lamentavelmente neste dia no ano de 1960 a polícia abriu fogo contra uma multidão desarmada que protestava contra o Apartheid (segregação racial na África do Sul). Foram mortas 69 pessoas negras, entre elas 19 crianças e 186  manifestantes foram feridos. Não somente hoje, mais todos os dias, temos que parar e refletir sobre a falta de respeito, espaço e reconhecimento que os negros vem tendo na história da humanidade e além disso, temos que unir nossas mãos para lutarmos contra as marcas culturais que esta devastação étnico-racial causou em nós pelo mundo afora. O momento é de liberdade e de luta pelos direitos e porque não momento de um pedido de desculpas dos que um dia imbecilmente chegaram a pensar que existia alguma diferença por causa da cor da pele. Pesquisando sobre o assunto achei um texto interessante na internet e vou compartilhar agora com vocês: 



Isso aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres. Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:


Qual é o problema, senhora? Pergunta a aeromoça:

- Mas você não está vendo? Responde a senhora - Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos.
Me dê outro assento.

- Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça.  - Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar disponível.

A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.

- Minha senhora, como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de
pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:

- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe está à sua espera.

E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e 
bateram palmas.
(Autor Desconhecido)

Dia 21 de Março é o
DIA MUNDIAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Você pode fazer alguma coisa. Comece mudando suas atitudes.

Fonte:
www.bacaninha.com.br
www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário